quarta-feira, 11 de junho de 2008

Príncipe Nahurito lamenta não poder viajar com a mulher ao Brasil


O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, disse hoje que é "uma pena" que sua mulher, Masako, não possa viajar com ele ao Brasil na próxima semana, e justificou a ausência pelo fato de que a viagem é "longa" e tem muitos atos.

Naruhito, que tomou a decisão de que sua mulher não viajasse com ele junto com os médicos da casa imperial, disse que lamenta muito "não poder atender ao desejo" dos brasileiros de ver Masako.

Em uma das poucas entrevistas coletivas que concede a cada ano, Naruhito acrescentou que Masako também não viajará com ele à Espanha, onde o príncipe herdeiro planeja visitar a Exposição Internacional de Zaragoza.

Sobre futuras viagens oficiais, Naruhito disse que se "a saúde (de Masako) permitir" e se a viagem servir para "recuperar sua saúde", a princesa viajará com ele no futuro.

Naruhito, que permanecerá oito dias no Brasil, disse estar muito feliz pelo fato de o Governo brasileiro ter lhe convidado a visitar o país por ocasião do centenário da primeira imigração de japoneses ao país.

A primeira visita de Naruhito ao Brasil foi em 1982, na qual ficou "impressionado" com os esforços realizados pelos japoneses para prosperar, apesar das dificuldades.

O filho do imperador Akihito disse que os imigrantes são "uma ponte" entre o Japão e o Brasil, por isso expressou seu desejo de que esta viagem sirva "para fortalecer a relação entre os dois países".

Naquela viagem, o príncipe ficou profundamente impressionado com "o grande tamanho do país, sua diversidade e a alegria das pessoas".

Naruhito lembrou seu primeiro contato com o país sul-americano, quando tinha 7 anos, por ocasião de uma partida de futebol entre o Japão e o Brasil, no qual se surpreendeu com a beleza do jogo brasileiro.

O Brasil foi o primeiro país para onde Naruhito viajou em visita oficial, assim como seus irmãos Akishino e Sayako.

Foto: princípe Naruhito, a filha Aiko e princesa Masako.


FONTE: Folha Online
_______________________________________________________

É uma pena. A princesa Masako sofre de depressão ("Transtorno Adaptativo") há anos, e estava afastada das atividades oficiais. Há pouco tempo ela está retornando aos poucos com apariações ao público.

E infelizmente o princípe não virá para Curitiba. As ciadades paranaenses que visitará serão Londrina, Rolândia e Maringá. Todas no dia 22 de Junho.

O Princípe Naruhito já visitou o Brasil, em 1982.

Nenhum comentário: