domingo, 8 de junho de 2008

Olhar Oriental - programa sobre o Japão

Eu já tinha visto uma chamada do programa meses atrás, mas esqueci depois ^^. E hoje, enquanto esperava a tranmissão do GP do Texas de Fórmula Indy na Band (aliás, ótima corrida), vi de novo.

E buscando mais informações, achei o site do Olhar Oriental



"O Olhar Oriental conta com uma série de documentários produzidos no Japão, oferecidos para o Grupo Bandeirantes pela Fundação Japão, os quais trazem ao público brasileiro uma outra perspectiva de se ver o mundo e participar do desenvolvimento social, num Japão avançado e extremamente desenvolvido, que sabiamente mantém tradições antigas, para que através do conhecimento passado por gerações, seja cada vez mais um exemplo global de sociedade exemplar.

O programa tem temas variados, como meio-ambiente, comportamento, cultura, cidadania, arquitetura, engenharia, decoração, artes e muito mais, tudo sob uma perspectiva oriental de ver o mundo.
Em cada programa um assunto diferente.

OLHAR ORIENTAL. TODO DOMINGO, ÀS 10h30. NÃO PERCA!

OS JAPONESES NO BRASIL

Há cerca de 100 anos, 781 japoneses subiram a bordo do Navio Kasato Maru, cheios de esperança, para trabalhar e acumular riquezas. Foi o começo de uma longa história que deixou marcas decisivas no panorama socio-econômico e cultural do Brasil.

Sushi, ikebana, mangá... a cultura japonesa já faz parte do nosso dia a dia. Mas além disso, há toques japoneses na nossa mesa, no lazer, na cultura, que nem imaginamos terem vindos daquele país.

Hoje, cerca de 1,5 milhões de japoneses e descendentes residem no Brasil, atuando em todo o território, nas mais diversas áreas. E, tanto a comunidade japonesa, quanto a sociedade brasileira em geral, entraram de cabeça no Centenário da Imigração dos Japoneses no Brasil e é claro que a band não ficou fora dessa.

Com a comunidade Nikkei, a BAND mantém um estreito relacionamento, e a marca BAND está sempre presente nos grandes eventos realizados pelos japoneses e seus descendentes.

Graças à sua credibilidade perante a comunidade nikkei do Brasil e perante o governo japonês, o Grupo Bandeirantes conseguiu firmar um contrato com a NHK, a maior rede do Japão, para intercâmbio de matérias jornalísticas.

Além disso, é a única rede comercial brasileira a ser contemplada por "The Promotion of TV Broadcasting Abroad Program", do Governo Japonês, através da Fundação Japão."
_______________________________________________________________

Interessante o programa, tentarei ver (o horário é meio ingrato, ainda mais sendo domingo ^^).

Descrição do programa de amanhã:

"08/06 - Muitos brasileiros moram na cidade de Toyota, na província de Aichi e são funcionários de fabricas na indústria automotiva. Recentemente o número de brasileiros nos complexos de habitação tem aumentado e agora eles representam um terço da população residente. Paulo Galvão trabalha em uma escola privada para crianças brasileiras. Ele tem um trabalho difícil, traduzindo para o português o boletim de noticias de um jornal, dando aulas para as crianças e tentando convencer os moradores brasileiros a não estacionar em lugares ilegais. Ele continuará com seus esforços para que brasileiros e japoneses aprendam a compreender a cultura um do outro, para viverem juntos e felizes e Phan Dhi Nhung foi a primeira professora estrangeira da cidade de Yamato, ela planeja maneiras de ensinar seus 120 alunos da creche, muitos deles são imigrantes recém chegados que não são familiarizados com a língua e nem com os costumes do Japão."


Boa Pedida!

Nenhum comentário: