domingo, 15 de junho de 2008

Mangakás X Shogakukan - round 2


Depois que Makoto Raiku saiu da Shogakukan processando a empresa, eis que mais gente colocou a boca no trombone. A mangaká Shinju Mayu (autora de Sex=Love²) declarou recentemente que a empresa oferece péssimas condições de trabalho aos seus artistas, fora os mal tratos verbais, humilhação e ameaças. Segundo Mayu, a editora pressionava para que ela entregasse trabalhos, fazendo-a durmir apenas 3 horas por dia em certas ocasiões para cumprir os prazos (que chegavam a 120 páginas por mês, 4 vezes mais o que um desenhista da Marvel/DC produz mensalmente - exceto o Rob Liefield que faz tudo em 10 minutos =P).

Mayu também declarou que a editora controla todo o conteúdo dos mangás publicados, impondo idéias e formatando as histórias como bem entende. Sabe o que isso significa? Que os mangakás não são tão burros como pensávamos! Todas as magical girls são iguais porquê as editoras querem! Tá perdoado, Kurumada, a culpa é da Shueisha!

Prédio da Shogakukan

Voltando ao assunto, todo mundo sabe que as editoras mandam e desmandam nos títulos que publicam. Os exemplos mais conhecidos são Dragon Ball (onde o criador Akira Toryama queria por um fim na história mas a editora não deixava - até o proibia de andar de avião temendo um acidente @_@) e Yu Yu Hakusho (Yoshihiro Togashi queria acabar no final do Torneio das Trevas, mas a editora não deixou, e no final, o cara estava de saco cheio, tanto que desenhava igual a uma criança do jardim de infância). Interferir no andamento de uma história é uma coisa, ameaçar e tentar intimidar é outra bem mais grave. Às vezes pode ser caso de polícia.

FONTE: JBOX
_______________________________________________________

Não é novidade sobre a exploração das editoras com os mangakás. A história sobre Akira Toriyama e Dragon Ball é clássica, mas eu não sabia sobre Yu Yu Hakusho. Talvez por não ter acompanhado o anime e mangá.

O fato que é um grande abuso da Shogakukan. 3 horas de sono! Fora as ameaças e humilhações verbais. Coisa parecida li recentemente, mas não recordo de onde ^^.

Mas não estou generalizando. Ken Akamatsu descreve em Love Hina Infinity que a sua equipe demorava mais que o tempo normal para desenhar um capítulo no final da série. O normal é de 5, 6 dias, eles chegavam e oito dias. Tá certo que parte era porque "as idéias eram recusadas e erámos obrigados a refazer coisas que estavam em andamento" (pág 141 de LH Infinity). Será culpa dos editores também?

A pergunta é: se já é de domínio público o descontentamento dos mangakás em relação ao tratamento das editoras com seus trabalhos.... por que ele não buscam seus direitos trabalhistas (não sei como é no Japão), ou simplismente saiem? Como fizeram Toriyama e Togashi?

Os tempos são outros....

Lembrando que a Shogakukan publica Inuyasha, que terá o seu fim.... finalmente (trocadilho horríver XD).

Agora um comentário do texto:
"Sabe o que isso significa? Que os mangakás não são tão burros como pensávamos! Todas as magical girls são iguais porquê as editoras querem! Tá perdoado, Kurumada, a culpa é da Shueisha!"

Comentário infeliz! Como pode chegar a uma conlusão tão preciptada, para não dizer burra (aqui o trocadilho funfa). Não se pode generalizar do que acontece com essa ou aquela editora, pois desconhecemos como funcionam realmente as coisas.

O trabalho de mangaká é reconhecido como um dos mais estressantes sim, mas me diz porque tantos jovens, japoneses e estrangeiros, desejam seguir a profissão. Fama? Dinheiro? Talvez.

Será que Masashi Kishimoto e Tite Kubo são realmente burros?

Nenhum comentário: