terça-feira, 8 de julho de 2008

Por que japoneses se suicidam?


Texto retirado do Jornal Tudo Bem:

Pesquisa mostra que suicidas procuraram conselho profissional antes

As pessoas são levadas ao suicídio por quatro fatores interligados na maior parte dos casos: a depressão, as brigas na família, os problemas físicos e as dificuldades no dia-a-dia.

Esta é a conclusão do relatório de uma equipe de experts da Universidade de Tokyo e da organização não-governamental Lifelink, divulgado na sexta-feira 4.

Para chegar a tal resultado, os especialistas analisaram o banco de informações da polícia e entrevistas com asfamílias de 305 pessoas que cometeram suicídio.

Segundo uma pesquisa da agência nacional da polícia do país, o número de suicidas no Japão em 2007 chegou a mais de 30 mil pelo décimo ano consecutivo.

O relatório estima que as vítimas deixaram de arrecadar um total de 22,12 trilhões de ienes em salários no período.

O estudo identificou 68 fatores que contribuem para os suicídios. Depois de analisar todos os números e informações, os pesquisadores descobriram que as pessoas perdem o auto-controle e acabam se matando quando enfrentam os problemas numa mesma época.

Um caso citado foi o de um funcionário que sofria de depressão por conta do excesso de trabalho. Após uma mudança do local do emprego, ele passou a enfrentar problemas de relacionamento e acabou pondo fim à vida.

A pesquisa descobriu também que 62,4% das vítimas tiveram algum tipo de aconselhamento profissional um mês antes de tomarem a decisão final.

“É importante que intituições psiquiátricas e médicas tenham estrutura para impedir as mortes e desenvolva um apoio às pessoas”, disse o presidente da Lifelink, Yasuyuki Shimizu.

_______________________________________________________

O que me chamou a atenção da reportagem é a quantidade de suicídios. Mais de 30 mil por ano, em dez anos?!

Dei uma pesquisada rápida, e achei duas reportagens do Ipcdigital. São de 2006, mas serve como um reforço da reportagem acima.

Uma é parecida, até no título ("Por que os japoneses cometem tantos suicídios?"), tentando explicar, e a segunda mostra estatísticas do aumento da prática nas décadas, além dos métodos mais utilizados.

No blog Muito Japão, tem um post sobre o assunto, falando sobre a venda de um manual de suicídio nas livrarias lá:

O nome era esse mesmo: 完全自殺マニュアル (Manual Completo do Suicida). O livro explicava com gravuras, técnicas para se matar! Com direito a ranking e tudo se dói, se não dói, se é rápido ou se demora a morrer...




Infelizmente, uma prática que faz parte da cultura há séculos, que não mostra indícios que vai parar.

Um coisa que me deixou curioso a respeito: nunca vi/li alguma reportagem de um estrangeiro se suicidar no Japão, não recentemente.

Nenhum comentário: