segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Vai Willy!


Japoneses ensinam baleia a falar

Ao ver na mesma frase as palavras “japonês” e “baleia” em uma notícia, a maioria das pessoas já imaginaria que se trata de mais uma das controversas ‘caçadas científicas’ aos animais. Mas um grupo de pesquisadores do Japão ganhou notoriedade por outro tipo de pesquisa: Eles ensinaram uma baleia a falar.

O experimento dos cientistas da Universidade de Tokai é o primeiro no qual uma criatura marítima conseguiu ligar sons a objetos específicos usando palavras. Ou seja, ela aprendeu um som ensinado pelos cientistas e passou a replicá-lo para identificar os objetos que lhe são mostrados. O estudo mostra que as baleias beluga são capazes de um processo de aprendizado igual ao humano.

Baleia da raça beluga

Quando mergulhadores mostraram diferentes objetos ao animal de 23 anos do Kamogawa Sea World, em Chiba, com um som ao fundo, ele foi capaz de imitar o mesmo som depois que o objeto era mostrado. O índice de sucesso chegou a 85%.

“Nós conseguimos sentir o gostinho do que é conversar com um cetáceo”, disse Takashi Murayama, o professor que treinou o animal. “No futuro, esperamos ser capazes de cumprimentá-las”.

FONTE: Made In Japan
_______________________________________________________

- Sugoi!!! Agora posso ensinar meu peixinho a ir buscar jornal!!!
- Mas baleia não é peixe, é um mamífero.
- ..... MÃE!!! POSSO COMPRAR UM AQUÁRIO MAIOR?!?

E já tem gente que faz melhor:

FREE WILLY




Próximo animal da lista: Godzilla

Nenhum comentário: